Archive Pages Design$type=blogging

Denúncias contra Lula sobre transferência de monopólio para Odebrecht são graves e podem levá-lo á prisão.

 Lula articulou a criação do monópilo e favoreceu empresas com o dinheiro do contribuinte O empresário Auro Gorentzvaig, ex-acio...


 Lula articulou a criação do monópilo e favoreceu empresas com o dinheiro do contribuinte

O empresário Auro Gorentzvaig, ex-acionista da Petroquímica Triunfo, fez duras acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli e diretores como Paulo Roberto Costa em seu depoimento na CPI da Petrobras.

Independente de suas opiniões políticas controversas emitidas na ocasião, algo que certamente será explorado pelos aliados do governo, suas acuações merecem bastante atenção.

Gorentzvaig respondeu a perguntas do relator a respeito das denúncias que fez contra o governo Lula no episódio em que sua família perdeu o controle da Triunfo em benefício do grupo Odebrecht.

O empresário enviou uma denúncia à Procuradoria-Geral da República em que acusa a Petrobras de ter adquirido empresas do setor petroquímico por valores acima do valor de mercado e repassado depois o controle das empresas à Braskem (BRKM5), subsidiária da Odebrecht.

ex-acionista da Petroquímica Triunfo, o empresário afirmou em seu depoimento que a empresa foi “expropriada” em benefício da subsidiária da Odebrecht, contando com participação ativa do ex-presidente Lula.

Segundo Gorentzvaig, o objetivo “dessa ação deliberada do governo” era dar à Odebrecht o monopólio do setor. Além de Lula, ele acusou Dilma Rousseff, então presidente do Conselho Administrativo da Petrobras; Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal; e Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, de envolvimento no processo de integralização acionária que fez sua família perder o controle da petroquímica.
.
“Fomos surpreendidos por essa política de monopólio, que acabou submetendo todas as indústrias petroquímicas à Braskem, da Odebrecht”, afirmou.

Gorentzvaig contou aos parlamentares que teve uma reunião com Lula, em 2009, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. De acordo com o depoente, o encontro, do qual também participou Paulo Roberto Costa, ocorreu por intermédio do petista Luiz Marinho, atual prefeito de São Bernardo do Campo.

A reunião, segundo o empresário, aconteceu em meio à disputa acionista entre a Petrobras e a Petroplastic (empresa da família dele) pelo controle da Triunfo – repassado depois para a Braskem, da Odebrecht, por meio de uma operação de incorporação acionária.

Gorentzvaig ainda afirmou que a Petrobras comprou a empresa Suzano Petroquímica e vendeu abaixo do valor. De fato, compra da Suzano aconteceu em 2007. A Petrobras desembolsou mais de R$ 4 bilhões pela petroquímica que era avaliada em bolsa em R$ 1,2 bilhão. A empresa passou a se chamar Quattor. Em seguida, o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa  resolveu então incorporar a nova companhia à empresa privada Braskem.

Outros empresários do setor corroboram as declarações de Auro Gorentzvaig, de que houve mesmo um movimento para transferir para a Braskem, da Odebrecht monopólio do setor com aval de Lula e Dilma.

Em janeiro de 2010, a Petrobras e Odebrecht anunciaram ter fechado acordo para que a petroquímica Braskem – que era controlada pelas empresas – adquirisse a participação de 60% que a Unipar detinha na Quattor. A operação criou a maior petroquímica das Américas em capacidade de produção de resinas termoplásticas, segundo o comunicado emitido à época.

As afirmações do empresário apontam claramente o papel de Lula nos bastidores para favorecer a Odebrecht e a criação não de um cartel, como é o caso das empreiteiras investigadas na Lava Jato, mas de um monopólio petroquímico. Lula era o articulador das empresas "campeãs nacionais" e interferia no mercado com o objetivo de favorecer empresas eleitas com dinheiro do BNDES, como a Oi e Friboi.

Se for comprovado que Lula articulou a criação do monópilo e favoreceu empresas com o dinheiro do contribuinte, fatos que caracterizam uma série de crimes, o ex-presidente merece mesmo ir para a cadeia.

Embora seja um peixe menor no mar de corrupção revirado na operação Lava Jato, as declarações de Auro Gorentzvaig podem ter trazido à tona alguns indícios cruciais sobre a linha de investigação que pode levar Lula para a prisão.


@muylaerte


____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Denúncias contra Lula sobre transferência de monopólio para Odebrecht são graves e podem levá-lo á prisão.
Denúncias contra Lula sobre transferência de monopólio para Odebrecht são graves e podem levá-lo á prisão.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOBSRn_iiC-fNQrNZA5K4Vy_LMIVTG_ng31Q5oPXuay7s2-30iLZNhyphenhyphengduX4NhPpSx1epeTlWcJbFT3JyzONKr8ES8sqJ3hCjNRX_ifyEGyp-WtPHJOFNWbRzPWvjJ89mGfbxmZ0Cx8R5o/s1600/auro.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOBSRn_iiC-fNQrNZA5K4Vy_LMIVTG_ng31Q5oPXuay7s2-30iLZNhyphenhyphengduX4NhPpSx1epeTlWcJbFT3JyzONKr8ES8sqJ3hCjNRX_ifyEGyp-WtPHJOFNWbRzPWvjJ89mGfbxmZ0Cx8R5o/s72-c/auro.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/07/denuncias-contra-lula-sobre.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/07/denuncias-contra-lula-sobre.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago