Archive Pages Design$type=blogging

Lula pediu que Dilma não se candidatasse em 2014 para concorrer em seu lugar. Ouviu um sonoro NÃO.

O racha no PT não é um problema novo. Lula e a cúpula do PT ficaram praticamente um ano tentando convencer Dilma a abrir mão de sua can...


O racha no PT não é um problema novo. Lula e a cúpula do PT ficaram praticamente um ano tentando convencer Dilma a abrir mão de sua candidatura a reeleição em favor do ex-presidente. Dilma foi assediada inclusive por gente de fora do partido, mas se negou a ceder aos apelos.

A campanha interna pela volta de Lula começou em meados de 2013 e se estendeu até meados de 2014, quando Dilma bateu o pé a disse que não. Afirmou que seguiria o combinado, lembrando que o próprio Lula vinha declarando publicamente desde 2011 que a apoiaria numa eventual reeleição. O ex-presidente e vários integrantes da cúpula do partido ficaram extremamente desapontados com a postura de Dilma, mas não havia como externar os problemas internos durante o período eleitoral.

Apenas após as eleições, já no mês de novembro de 2014, Lula e outras lideranças se sentiram mais a vontade para expor as desavenças internas e o desapontamento prematuro com o segundo mandato de Dilma que nem havia começado. A presidente culpava Lula por tê-la influenciado negativamente durante seu primeiro mandato e lhe atribuía responsabilidades por uma série de equívocos. 

Convencida de sua "superioridade técnica", Dilma chegou a romper com Lula naquele período e sinalizou claramente que iria governar do seu jeito, longe da influência do ex-presidente. Pela primeira vez em 12 anos, Lula estava fora do governo e não conseguiu emplacar sequer um ministro.

O descompasso prosseguiu com a montagem dos ministérios. Além de Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann, que estavam entre os poucos petistas que apoiaram o direito de Dilma a reeleição, os nomes de Kátia Abreu e Joaquim Levy contrariava todos no partido. A postura desafiadora de Dilma acentuou ainda mais o descontentamento no partido.


O estranhamento prosseguiu entre criador e criatura. A reaproximação entre Lula e Dilma não deu em virtude de um consenso, mas por força das circunstâncias. Se por um lado, as manifestações contra o governo e o risco do impeachment fragilizaram a presidente recém eleita, por outro, as investigações da Operação Lava Jato passaram a representar uma grande ameaça a Lula.

Apesar de reconhecer que a presidente só fez besteiras desde que assumiu seu segundo mandato, Lula tem que continuar defendendo a presidente para salvar a própria pele. O PT também tem que continuar defendendo Dilma, apesar de serem contra todas as medidas de seu governo.

Dilma não teve capacidade de contornar a crise econômica que causou ao país, não conseguiu estabelecer uma maioria no congresso e não conseguiu se desvencilhar da marca da corrupção partidária, Estes aspectos causaram que queda recorde em sua popularidade e arrastram Lula e o PT para o fundo do poço da política nacional.

Por fim, a sequência devastadora de erros e ilícitos sentenciou a morte política do PT e de seus integrantes. Estão todos condenados por seus excessos, como a sede de poder, a ganância, a corrupção e a incompetência.

@muylaerte
____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Lula pediu que Dilma não se candidatasse em 2014 para concorrer em seu lugar. Ouviu um sonoro NÃO.
Lula pediu que Dilma não se candidatasse em 2014 para concorrer em seu lugar. Ouviu um sonoro NÃO.
http://1.bp.blogspot.com/-Vz39ygXV_7g/Vf6CUK7zVTI/AAAAAAAAEgo/8JfnrkEhgTs/s640/Lula%2Bpediu%2Bque%2BDilma%2Bn%25C3%25A3o%2Bse%2Bcandidatasse%2Bem%2B2014%2Bpara%2Bconcorrer%2Bem%2Bseu%2Blugar.%2BOuviu%2Bum%2Bsonoro%2BN%25C3%2583O..jpg
http://1.bp.blogspot.com/-Vz39ygXV_7g/Vf6CUK7zVTI/AAAAAAAAEgo/8JfnrkEhgTs/s72-c/Lula%2Bpediu%2Bque%2BDilma%2Bn%25C3%25A3o%2Bse%2Bcandidatasse%2Bem%2B2014%2Bpara%2Bconcorrer%2Bem%2Bseu%2Blugar.%2BOuviu%2Bum%2Bsonoro%2BN%25C3%2583O..jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/lula-pediu-que-dilma-nao-se.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/lula-pediu-que-dilma-nao-se.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago