Archive Pages Design$type=blogging

Eike Batista é citado na Lava Jato por envolvimento em esquema de propinas na Petrobras

O empresário Eike Batista estréia na Operação Lava Jato. Segundo o novo delator da Lava Jato, Eduardo Musa, A OSX, de Eike Batista, ...




O empresário Eike Batista estréia na Operação Lava Jato. Segundo o novo delator da Lava Jato, Eduardo Musa, A OSX, de Eike Batista, participou de um esquema de propinas para obter contratos na Petrobras.

Conforme artigo publicado no Estado de Minas,  novo delator da Lava Jato, Eduardo Vaz Costa Musa, ex-gerente-geral da área Internacional da Petrobras, afirmou à força tarefa que a empresa OSX, braço do grupo EBX, de Eike Batista, participou do esquema de cartelização e pagamentos de propinas na Petrobras para disputar licitações na diretoria Internacional da estatal petrolífera. O delator, contudo, disse não ter conhecimento se Eike sabia do esquema.

Musa afirmou que em 2012, quando já havia deixado a estatal e trabalhava como diretor de construção naval da OSX, a licitação para as contratações de dois navios-plataforma, P-67 e P-70 foram fraudadas pelo consórcio Integra, formado pela Mendes Jr e pela OSX. O consórcio acabou vencendo a licitação de mais de US$ 900 milhões na época.

O delator informa que ocorreram reuniões entre representantes da Mendes Jr e da empresa do grupo EBX, incluindo ele e o CEO da OSX Luiz Eduardo Carneiro, para discutir o acerto de propinas a João Augusto Henriques, apontado como operador de propinas do PMDB na Diretoria Internacional.

O delator afirmou que Luiz Eduardo Carneiro mantinha contato com Eike, mas disse aos investigadores que não poderia confirmar se o dono do grupo EBX tinha conhecimento do esquema na Petrobras.

Em um destes encontros, relata, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mendes Jr, Luiz Cláudio Machado Ribeiro "trouxe a informação que o consórcio teria que pagar propina para o lobista João Augusto Henrique que, em troca, forneceria informações privilegiadas de dentro da Petrobras para orientar a formação da proposta técnica", disse aos investigadores da Lava Jato.

De acordo com Eduardo Musa, o valor acertado no encontro foi de R$ 5 milhões. O delator não soube explicar como foram feitos os pagamentos por parte da Mendes Jr, mas admitiu que João Henriques tinha relação com o PMDB e influenciava na Diretoria Internacional, tendo atuado para indicar o ex-diretor Jorge Luiz Zelada, que ficou no cargo de 2008 a 2012, e outros executivos da área.

Um dos encontros para discutir a propina teria ocorrido na sede da OSX, no Rio de Janeiro, e, segundo o delator, as informações privilegiadas "eram trazidas por Luiz Cláudio (da Mendes Jr), de forma verbal e consistiram em saber: 1) Quem eram os concorrentes mais importantes, que eram Jurong Kepel Fells, Engevix e outro consórcio que o declarante não se lembra o nome; 2) informação sobre estimativa de preços que deveria ser apresentada pelo consórcio; 3) viabilidade do canteiro de obras (tinha que ser um lugar que a Petrobras aprovasse); 4) estratégia da comissão de licitação, que consistia saber o que eles iriam pedir, como por exemplo as informações complementares que seriam solicitadas pela comissão, possíveis alterações no cronograma, dentre outras coisas".

Ainda segundo Musa, o executivo da Mendes Jr se encontrou pessoalmente com João Henriques durante "todo o ano de 2012" para obter as informações privilegiadas. Eduardo Musa disse ainda que depois de deixar a OSX, em maio de 2012, foi informado por Luiz Cláudio que "João Augusto Henriques estaria insatisfeito com o não recebimento de propinas e que ele estaria fazendo cobranças". O delator, contudo, não soube dizer quanto efetivamente foi pago de propina ao lobista do PMDB.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Eike Batista, mas o advogado estava em um compromisso forense e não pode retornar os contatos. A OSX ainda não retornou os contatos da reportagem. A Mendes Jr informou que "a empresa não se pronuncia sobre inquéritos e processos em andamento".
____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Eike Batista é citado na Lava Jato por envolvimento em esquema de propinas na Petrobras
Eike Batista é citado na Lava Jato por envolvimento em esquema de propinas na Petrobras
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTka8WbNVL995hM7MTp1E7PlXQZABj-Ob-AhajvLxX8LltDFsegGyB_pVrLhaRTCy7-hdeJRemG5s5KAXFkuiDk2iTmA3ox-5i6b7lyIsvG5ewURMCBsrLKJanistWVGNqWj9Pk-RBl-Qf/s640/Eike+Batista+%25C3%25A9+citado+na+Lava+Jato+por+envolvimento+em+esquema+de+propinas+na+Petrobras.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTka8WbNVL995hM7MTp1E7PlXQZABj-Ob-AhajvLxX8LltDFsegGyB_pVrLhaRTCy7-hdeJRemG5s5KAXFkuiDk2iTmA3ox-5i6b7lyIsvG5ewURMCBsrLKJanistWVGNqWj9Pk-RBl-Qf/s72-c/Eike+Batista+%25C3%25A9+citado+na+Lava+Jato+por+envolvimento+em+esquema+de+propinas+na+Petrobras.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/eike-batista-e-citado-na-lava-jato-por.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/eike-batista-e-citado-na-lava-jato-por.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago