Lula se juntou aos irmãos Castro para fazer os brasileiros de trouxas em obra no Porto de Mariel. O governo e o BNDES mantêm sigilo so...
Lula se juntou aos irmãos Castro para fazer os brasileiros de trouxas em obra no Porto de Mariel.
O governo e o BNDES mantêm sigilo sobre o empréstimo total de R$ 3.9
bilhões, dos quais R$ 2.8 bilhões foram repassados para construtora Odebrecht
modernizar Porto Mariel em Cuba. Parte dos recursos foi transferida “a fundo
perdido”, isto é, sem nenhum ônus para o tomador.
O negócio é mantido em sigilo por até 30 anos pelo governo brasileiro, que considera que a revelação dos detalhes do financiamento “põe em risco as relações internacionais do Brasil".
Para justificar a operação, Lula defendeu que o "investimento"
traria uma série de benefícios para o Brasil.
O problema é que Lula, Dilma e os irmãos Castro passaram a perna nos brasileiros com promessas mirabolantes de fidelidade nas transações entre os dois países.
A operação até que poderia trazer algum benefício para o Brasil, caso o
porto fosse operado por brasileiros ou se ajudasse a abrir o mercado externo
para as commodities brasileiras. Não é o caso.
Após a conclusão das obras, o governo cubano escolheu uma empresa de Cingapura para gerenciar toda a operação do porto que Lula e Dilma "lutaram" para construir. “Faltou ao
governo agir para que ganhos posteriores fossem garantidos. Mais obras e a
operação do porto, por exemplo,” afirma Leonardo Paz, coordenador do Centro
Brasileiro de Relações Internacionais. Ao invés de incrementar os negócios com o Brasil, o inicio das operações do porto gerou impacto negativo nas exportações para Cuba.
Porto é estratégico para os Estados Unidos
Ao que tudo indica, o porto feito com dinheiro dos brasileiros caiu como uma luva para os Estados Unidos, que está a apenas 176 quilômetros de Havana. Com a retomada das
relações comerciais, fica mais barato comprar commodities americanas,
Para Carlos Cogo, consultor em agronegócio, o Brasil já começou a perder competitividade na exportação de arroz, um dos três principais itens do comércio com os cubanos, justamente por causa do porto, que facilitou a entrada da produção do Estado americano da Louisiana. “E vamos perder espaço também na soja e no frango, um por um. O Brasil passa dificuldade e ainda fez obras de infraestrutura para beneficiar nosso principal concorrente comercial em Cuba. Fico chocado com isso”.
Para Carlos Cogo, consultor em agronegócio, o Brasil já começou a perder competitividade na exportação de arroz, um dos três principais itens do comércio com os cubanos, justamente por causa do porto, que facilitou a entrada da produção do Estado americano da Louisiana. “E vamos perder espaço também na soja e no frango, um por um. O Brasil passa dificuldade e ainda fez obras de infraestrutura para beneficiar nosso principal concorrente comercial em Cuba. Fico chocado com isso”.
Como tudo que envolve o PT, os brasileiros irão novamente pagar o pato.
Além de Lula, o PT e a Odebrecht já lucraram bastante com as obras do porto, com doações e com palestras. Mas no final, Cuba e os Estados Unidos são os maiores beneficiários do
dinheiro suado dos brasileiros.
@muylaerte