Archive Pages Design$type=blogging

Dias Toffoli pode melar a Lava Jato em manobra para invalidar acordo de delação de Alberto Youssef

Algo muito estranho está em curso no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá julgar um pedido da defesa de Erton Medeiros Fon...


Algo muito estranho está em curso no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá julgar um pedido da defesa de Erton Medeiros Fonseca, executivo da Galvão Engenharia, para invalidar o acordo de delação premiada firmada pelo doleiro Alberto Youssef na Operação Lava Jato.

Os advogados do empreiteiro questionam a decisão do ministro Teori Zavascki, relator da operação na Corte, de homologar os depoimentos do delator.

Em maio, o Ministro do STF, Dias Toffoli, havia negado o pedido da defesa, sob argumento de que a jurisprudência do Tribunal não admite habeas corpus contra ato de um dos ministros. A defesa recorreu e, estranhamente nesta segunda-feira, 17, o ministro "reconsiderou" a decisão.

De acordo com a assessores de Toffoli, a reconsideração da decisão permite que os advogados do empreiteiro realizem defesa oral perante os ministros no dia do julgamento. Não há data prevista ainda para que o caso seja levado ao plenário.

Outro fato estranho é que, embora os casos da Lava Jato sejam encaminhados a Teori Zavascki, o habeas corpus de Erton Medeiros foi para o gabinete de Toffoli pois questiona o ato do relator dos casos relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras.

O correto seria respeitar o rregimento do STF, que prevê que ações que questionam uma decisão de ministro relator devem ser encaminhadas ao plenário.

A defesa do executivo é coordenada pelo advogado José Luiz Oliveira Lima. No caso encaminhado ao STF, o advogado anexou um parecer do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp contestando a legalidade do acordo de delação premiada de Youssef.

O ex-ministro afirma que o doleiro já quebrou um acordo de delação firmado anteriormente, no âmbito do escândalo do Banestado. "Não é válido e eficaz o novo acordo, como também quaisquer atos dele decorrente", escreveu o ex-ministro.

Os advogados pedem que o STF derrube a homologação da colaboração premiada firmada por Youssef e anule os elementos de prova que decorreram dos depoimentos prestados pelo doleiro.

Beatriz Bulla, doEstadão Conteúdo
____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Dias Toffoli pode melar a Lava Jato em manobra para invalidar acordo de delação de Alberto Youssef
Dias Toffoli pode melar a Lava Jato em manobra para invalidar acordo de delação de Alberto Youssef
http://2.bp.blogspot.com/-DfaqlGM10Qk/VdKMyddIODI/AAAAAAAAD38/7m2e2hoP6r8/s640/Dias-Toffoli%2Bsintese%2Bnews.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-DfaqlGM10Qk/VdKMyddIODI/AAAAAAAAD38/7m2e2hoP6r8/s72-c/Dias-Toffoli%2Bsintese%2Bnews.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/dias-toffoli-pode-melar-lava-jato-em.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/dias-toffoli-pode-melar-lava-jato-em.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago