Archive Pages Design$type=blogging

16 de agosto - Receita para o sucesso das manifestações

Excetuando as manifestações de junho de 2013, que contou com a presença maciça de praticamente todas as classes sociais, as demais manife...


Excetuando as manifestações de junho de 2013, que contou com a presença maciça de praticamente todas as classes sociais, as demais manifestações organizadas a partir daquele fenômeno contaram basicamente com integrantes da classe média.

Não é difícil compreender as diferenças entre as primeiras manifestações de 2013 e as que se sucederam. Embora a pauta de reivindicações tenha sido bastante ampla, o fator que precipitou as manifestações de junho de 2013 foi o aumento nas tarifas de transporte público em todo o país, mas principalmente nas capitais. O movimento contou com a simpatia de cerca de 84% da população e provocou a queda na avaliação positiva da presidente para a casa dos 30%.

Na ocasião, Dilma conseguiu recuperar a simpatia de parte do eleitorado. O governo investiu bilhões na ampliação de programas sociais, descontos nas tarifas de energia e na contenção de uma série de aumentos, como foi o caso da própria energia, dos combustíveis e dos juros. Embora tenham gerado um rombo gigantesco que culminou na atual crise econômica que o país atravessa, o represamento dos aumentos garantiu a reeleição de Dilma.

Uma nova estratégia.

As manifestações programadas para 16 de agosto podem mais bem sucedidas se não forem predominadas pela classe média. Sem a participação e espaço para outras camadas da sociedade, nem o governo, e principalmente o Congresso, irão se sentir pressionados como foram em 2013. Para atrais a adesão de uma parcela mais ampla, as estratégias para as manifestações previstas para 16 de agosto mereciam ser revistas.

Para tanto será preciso maior emprenho em ações fora das redes sociais, como a mobilização de voluntários munidos de impressos convocando moradores dos bairros mais pobres. Ainda há tempo de promover campanhas em estações de trem, terminais rodoviários e escolas da periferia.

Basta incorporar à pauta das manifestações algumas reivindicações mais "populares", como a redução das tarifas de energia, mais investimentos em saúde, segurança e a redução de impostos da sexta básica. Com estas medidas, torna-se possível popularizar o movimento, aproximando-o das características do que ocorreu em junho de 2013.

Uma outra estratégia que pode se provar bastante eficaz consiste em programas concentrações em locais onde há maior concentração das classes C e D. Os representantes das classes A e B possuem mais recursos e maior disponibilidade para deslocamentos. Por uma série de razões, as pessoas mais humildes e de menor renda se sentem desencorajadas a comparecer em manifestações em locais predominantemente "nobres".

Inciativas como estas podem significar maior poder catalisador, além de garantir maior pluralidade para os atos. A simples escolha de locais com maior concentração de pessoas pressupõe a sedução de um maior número de "simpatizantes" e maiores chances de ampliar a mobilização popular. Outro aspecto favorável é que desta vez o governo não dispõe de recursos para comprar a simpatia do povão, como fez em 2013.

Em alguns aspectos, o impacto de uma manifestação não é medido apenas pelo número de participantes, mas também pela sua abrangência geográfica e social. Quanto mais camadas da sociedade, maior o significado político. A avaliação dos governantes será sempre numérica e proporcional. Com a presença do povão que representa o voto em massa, as chances do 16 de agosto atingir o objetivo imediato são bem maiores.

@muylaerte
____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: 16 de agosto - Receita para o sucesso das manifestações
16 de agosto - Receita para o sucesso das manifestações
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja_pqYS71F18NRYXzWyrMEaMV0R0CV9C1BikxFKjjVUq3UC-MN3Zay3h4xCW9ngTRRfj_hoEi0LnouHoetVa-YPo5ZtrS_HQ8ln-HPX77HxpUlfd1uiTzqj6o5fdD8SmjQCTxqbF1d7PUj/s640/mani.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja_pqYS71F18NRYXzWyrMEaMV0R0CV9C1BikxFKjjVUq3UC-MN3Zay3h4xCW9ngTRRfj_hoEi0LnouHoetVa-YPo5ZtrS_HQ8ln-HPX77HxpUlfd1uiTzqj6o5fdD8SmjQCTxqbF1d7PUj/s72-c/mani.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/16-de-agosto-pode-nao-ter-exito-apenas.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/08/16-de-agosto-pode-nao-ter-exito-apenas.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago