Dilma apostou tudo por uma foto. Aumenta a cada dia o desespero do Planalto, na media em que se aproxima o dia 16 de agosto, quando e...
Dilma apostou tudo por uma foto.
Aumenta a cada dia o desespero do Planalto, na media em que se aproxima o dia 16 de agosto, quando estão previstas manifestações populares por todo o país em repúdio ao governo Dilma.
Em pânico, a presidente convidou os 27 governadores para tentar um "pacto pela governabilidade". Sem alternativas diante da grave crise política e econômica que país enfrenta, Dilma pretende explorar as imagens do encontro para tentar demonstrar que está no comando do país. Esta foto vai sair cara para o governo, para o povo e para os governadores presentes, que se venderam barato para uma presidente que conta com a "simpatia" de apenas 7% da população.
O objetivo declarado seria pedir ajuda aos governadores de todos os partidos para que atuem junto às suas bancadas no Congresso com o objetivo de aprovar as medidas pendentes do ajuste fiscal, a repatriação de recursos e outras medidas que poderiam ter impacto na melhoria das contas públicas. Embutido neste pacote, amenizar o risco de impeachment.
Dilma e sua equipe acenam com "vantagens" para convencer os governadores.
"Precisamos de responsabilidade, serenidade e compreensão de todos", disse um interlocutor direto da presidente, ao comentar que a iniciativa da reunião certamente ajudará a melhorar o clima no país e a desanuviar a crise política. Esse auxiliar direto lembra que a ajuda dos governadores neste momento é "fundamental" e ela é benéfica não só para o Planalto, "mas para eles também".
Chantagem escancarada
O governo federal lembra que grande parte das obras que puderam ser realizadas nos estados foram possíveis por causa da ajuda financeira do Executivo federal. Da mesma forma, os financiamentos externos que os governadores pediram "precisaram de aval do governo federal". Agora, após fazer tantas bobagens sozinha, seria a hora de todos se juntarem para tirar o País da crise.
@muylaerte