Quando se fala em história, a perspectiva geral tende a contemplar apenas os fatos do passado. Muitos se esquecem de considerar que o d...
Quando se fala em história, a perspectiva geral tende a contemplar apenas os fatos do passado. Muitos se esquecem de considerar que o dia de hoje amanhã pertencerá ao passado. Seguindo esta premissa, é possível afirmar que com base nos fatos contemporâneos, torna-se possível projetar a história também para o futuro.
Entretanto, já é perfeitamente possível se debruçar sobre a história que está sendo construída hoje sem a necessidade de especular sobre seus possíveis desdobramentos no futuro.
Este é um exercício importante para aqueles que estão preocupados em discutir o Brasil que está sendo construído hoje. De foma pragmática, depreende-se que:
O PSDB é privatista
No atual cenário, é aceitável que o PSDB seja identificado pela marca da privatização. Durante o governo FHC, a Vale do Rio Doce e a Telebras foram as principais privatizações. Pesquisas feitas na época, indicavam que cerca de 62% da população era favorável às privatizações.
Não é possível afirmar quanto o país perdeu com as privatizações. O fato é que Vale do Rio Doce se tornou mais eficiente após a privatização, gerando inclusive mais lucros para a União.
No que diz respeito com ao processo de privatização de empresas do setor de energia e telecomunicação, não resta dúvida de que a população foi beneficiada com a universalização de serviços básicos, como telefonia celular, internet.
O PMDB é fisiologista
Com base em seu histórico ao longo dos últimos anos, também é aceitável concluir que O PMDB é um partido fisiologista, acostumado nesse toma-lá-dá-cá da política brasileira. Desde o governo Collor, o partido tem se mantido no poder em troca apoio ao governo vigente. O PMBD defende os interesses de qualquer governante em troca da indicação de ministérios e cargos nos altos escalões.
Aos poucos, os governos se tornam dependentes do partido e, quando se dão conta, já é tarde demais. A necessidade de aprovar emendas e projetos no Congresso exige a maioria que só é obtida através do apoio do PMDB. Desta forma, o partido se fortalece e assegura recursos para eleger mais deputados, senadores, prefeitos e governadores.
O PT é corrupto.
O PT ficará marcado na história como o partido mais corrupto de todos os tempos. Apesar dos esforços em tentar se associar ao combate à pobreza através da criação de uma série de programas sociais, o partido foi o protagonista de sucessivos escândalos de corrupção.
Desde a posse de Lula em seu primeiro mandato em 2003, surgiram centenas (ou milhares) de denúncias de corrupção envolvendo seu governo e membros do PT. Com o mensalão, o partido teve vários de seus líderes condenados por crimes de corrupção e organização criminosa. Os desvios da Petrobras também começaram no primeiro mandato de Lula.
A cultura da corrupção se estendeu e se profissionalizou durante o governo Dilma. O partido bateu todos os recordes negativos no quesito corrupção e desvio dos cofres públicos. Há denúncias de corrupção em cerca de 99% das obras públicas na gestão petista. Os rombos alcançaram a casa dos bilhões e ultrapassaram as fronteiras do país.
Às vezes, mais importante que estudar história de um passado remoto, é permanecer atento e testemunhar a história que está sendo escrita diante dos seus olhos. Esta sim, os livros e blogs do futuro não conseguirão distorcer.
@muylaerte