Archive Pages Design$type=blogging

Dilma, a caminho de mais uma humilhação histórica

O  TCU, órgão responsável por fiscalizar os gastos do governo, identificou  13 irregularidades que impediram a aprovação das contas de...



O  TCU, órgão responsável por fiscalizar os gastos do governo, identificou  13 irregularidades que impediram a aprovação das contas de 2014. Dilma agora tem 30 dias para explicar pessoalmente a série de irregularidades encontradas.

O TCU quer saber por que o governo gastou mais do que arrecadou, autorizou novas despesas em vez de cortar quando estava no vermelho e, mesmo alterando a meta de superávit, terminou o ano de 2014 com saldo deficitário.

Em sua análise, o tribunal encontrou R$ 37,5 bilhões de pedaladas fiscais — atraso no repasse para bancos públicos —, além de R$ 281 bilhões em distorções totais.

Pela primeira vez, um chefe do Estado brasileiro terá que apresentar uma defesa individual ao Tribunal. O prazo e a oportunidade de ampla defesa, porém, não são boas notícias para o Planalto.

Pelo menos dois itens apontados como irregulares pelo TCU, no escopo das manobras financeiras conhecidas como “pedaladas”, são de atribuição exclusiva da presidente. Se as explicações de Dilma não convencerem, a rejeição das contas pode dar à oposição um sólido argumento para pedir o impeachment da presidente, sob a alegação de que ela cometeu crime de responsabilidade.

O especialista em administração pública da UnB, José Matias-Pereira acredita que a decisão do TCU foi equivocada. "A arena desse caso é puramente técnica, então, não havia a necessidade do pedido, o tribunal deveria julgar o parecer e deixar o Congresso examinar as contas. Houve uma transferência da área técnica para o cenário político", afirmou.

Para Matias-Pereira, esse movimento expõe claramente o nível de desgaste e fragilidade no qual a presidente se encontra. "Ela está sendo chamada para se explicar, e isso é algo extremamente humilhante para um chefe de Estado", opina.

O que começa errado, termina errado. Muitos defensores do governo tem conscientemente ignorado um dos aspectos mais graves da conduta da presidente Dilma Roussef durante seu primeiro mandato: a presidente mentiu ao povo. Entre os que ignoram este fato estão artistas como Jô Soares, Camila Pitanga, Chico Buarque e outros simpatizantes do partido.

O erro de Dilma foi julgar toda a nação com base em sua reserva moral, em seus valores e nos valores de seus companheiros. Imaginou que uma mentira aqui, uma pedalada ali passaria despercebido.

Pessoas mais humildes e de menor grau de instrução tendem a acreditar que, para um político, mentir é algo normal. Militantes e simpatizantes inescrupulosos também apreciam jogadas sorrateiras e atribuem tais gestos como fruto da ""habilidade" política. Ser evasivo é um talento para eles.

O problema são as pessoas que tentam conduzir suas vidas pautadas pela ética e pela honestidade. Ainda que estas pessoas tenham cometido algum deslize no passado, o desejo de se tornarem éticos significa que querem acreditar que isto é possível. Outras tantas pessoas simplesmente não conseguem pensar o mundo de forma injusta ou ao menos serem permissivas com a falta de ética e honestidade. Para estas pessoas, não há perdão para as mentiras de Dilma.

@muylaerte

____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Dilma, a caminho de mais uma humilhação histórica
Dilma, a caminho de mais uma humilhação histórica
http://4.bp.blogspot.com/-7we2XuFLv2E/VbEYNRGoH-I/AAAAAAAACvk/RbtlH6AxJa0/s640/size_810_16_9_dilma-rejeicao.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-7we2XuFLv2E/VbEYNRGoH-I/AAAAAAAACvk/RbtlH6AxJa0/s72-c/size_810_16_9_dilma-rejeicao.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/06/dilma-caminho-de-mais-uma-humilhacao.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/06/dilma-caminho-de-mais-uma-humilhacao.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago