Enquanto a imprensa e boa parte dos brasileiros continua a agir de forma infantil ao presumir a inocência das principais lideranças do ...
Enquanto a imprensa e boa parte dos brasileiros continua a agir de forma infantil ao presumir a inocência das principais lideranças do país, analistas internacionais destacam que novas evidências sobre os crimes de José Dirceu em Portugal comprometem não apenas o ex-presidente Lula, mas também a presidente Dilma Rousseff, sucessora de Dirceu na Casa Civil.
Analistas internacionais atestam que a imagem da presidente do Brasil não é das melhores entre os chefes de estado de países democráticos. Dilma é associada ao que há de pior na política mundial. Para o mundo, a caracterização de Dilma como uma criminosa é apenas uma questão técnica, dado seu profundo comprometimento com os principais atores da Operação Lava Jato, como Lula, Dirceu e João Vaccari.
O site americano Business Insider repercutiu artigo publicado na Reuters que destaca o envolvimento de pessoas do círculo íntimo da presidente nos escândalos de corrupção.
O site americano Business Insider repercutiu artigo publicado na Reuters que destaca o envolvimento de pessoas do círculo íntimo da presidente nos escândalos de corrupção.
A relação de Dilma com a Petrobras, o principal foco de corrupção no Brasil, também é bastante comprometedora, já que esteve à frente da cadeia de comando da petrolífera desde 2003, segundo analistas estrangeiros.
Segundo informou o procurador do MPF, Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-ministro José Dirceu era um dos articuladores do esquema, uma vez que supostamente participava do grupo de pessoas que não eram “operadores, mas que tomam decisões”.
— José Dirceu colocou Renato Duque na função de diretor de Serviços da Petrobras e colocou Paulo Roberto Costa na função de diretor de Abastecimento. A partir desse momento, ele repetiu o esquema do mensalão. Não é à toa que um ministro do Supremo disse que o DNA é o mesmo. Não há muita diferença e a responsabilidade de José Dirceu é evidente como beneficiário.
Usando o mesmo raciocínio do procurador, Dilma e todo o PT também são beneficiários do esquema de desvios.
Evidências do comprometimento de Dilma. Difícil crer que não sabia de nada.
Ainda no ano de 2002, Dilma participou da equipe que formulou o plano de governo de Lula para a área energética, a mesma que é investigada hoje pela Operação Lava Jato. Posteriormente, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia. Em 2005 Rousseff foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o Escândalo do Mensalão.
Além de ocupar os postos no Ministério de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil durante os dois mandatos do governo Lula, Dilma ainda acumulou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, hoje foco de investigação do maior esquema de corrupção na história do país. Como presidente do Conselho de Administração da estatal, Dilma Rousseff admitiu que "tinha acesso a todos os documentos referentes à empresa".
Os analistas estrangeiros baseiam-se em uma robusta base de dados de inteligência. O procurador do MPF, Carlos Fernando dos Santos Lima, informou que ex-ministro José Dirceu era um dos articuladores do esquema, uma vez que participava ativamente do grupo de pessoas que não eram “operadores, mas tomavam decisões” com o aval de Dilma.
@muylaerte
@muylaerte