Archive Pages Design$type=blogging

Dilma elimina o programa de inclusão digital e afasta classe C dos Smartphones

O governo acaba de dar mais um passo no sentido de inibir o acesso à tecnologia por parte das camadas de menor renda no país. Com o fim...


O governo acaba de dar mais um passo no sentido de inibir o acesso à tecnologia por parte das camadas de menor renda no país. Com o fim da isenção de PIS/Cofins, o cenário para vendas de smartphones no país será dramaticamente afetado, principalmente a partir de 2016, disse nesta terça-feira a consultoria IDC Brasil, que já previa queda de 8 por cento das vendas desses aparelhos em 2015, para 50 milhões de unidades.

A medida assinada por Dilma Rousseff vai na contra mão do resto do mundo. 

Nesta terça-feira foi publicada no Diário Oficial da União a Medida Provisória 690, que elimina o programa de inclusão digital conhecido como Lei do Bem, que previa a isenção de PIS/Cofins para computadores, tablets, smartphones, modems e roteadores. O fim da isenção entrará em vigor a partir de 1º de dezembro, se a MP for aprovada pelo Congresso.

Segundo Reinaldo Sakis, gerente de pesquisas da IDC Brasil, o fim da isenção traz mais um complicador ao cenário já difícil de venda de smartphones no Brasil.

"O aumento de impostos traz um problema a mais para um mercado que está ruim", disse Sakis, citando desaquecimento da demanda devido à menor confiança do consumidor e a depreciação do real frente ao dólar, que elevou custos para os fabricantes de eletroeletrônicos.

Uma forte reversão no mercado de smartphones em abril e maio já havia feito a consultoria prever queda nas vendas desses produtos no país em 2015. As vendas dos smartphones caíram 16 por cento em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 3,89 milhões de unidades.

De acordo com Sakis, a indústria de smartphones já teve alta média de 20 por cento nos preços dos aparelhos este ano, devido à valorização média de 30 por cento do dólar no período, uma vez que os insumos dos aparelhos são importados.

Com o fim da isenção a partir de 1º de dezembro, os preços deverão sofrer novos aumentos, especialmente a partir do primeiro trimestre de 2016. O analista acredita, porém, que algumas redes varejistas poderão preferir manter os preços no fim de 2015, época de maior demanda por aparelhos.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) disse que foi surpreendida pela MP.

"O grande prejudicado será o consumidor, para quem a isenção do PIS/Cofins é totalmente repassada", disse a associação, completando que a lei de 2005 foi essencial para reduzir o mercado ilegal de comercialização de produtos de informática.
____________________________________________

COMMENTS

Nome

amigo de lula Artigos Boneco do Lula Brasil Brasil Corrupção Brasil. Corrupção Bumlai censura Collor Corrpuçãp corrupção Delcídio do Amaral Dilma Facebook Filho de Lula Fora Sarney Fraude na Mega Sena Giro Notícias Havaianas FRIBOI impeachment Joaquim Levy Jogo do Pixuleco Lula Lula milionário Lulazilla Mais Lidas Marcelo Odebreacht Marcelo Odebrecht Marina Marina Silva Mark Zuckerberg Mega Sena Michel Temer milionário Mundo Nora de Lula Papa Francisco PMDB Política PT Rede Sustentabilidade Sergio Moro Sérgio Moro Vatileaks Whatsapp
false
ltr
item
SINTESE NEWS: Dilma elimina o programa de inclusão digital e afasta classe C dos Smartphones
Dilma elimina o programa de inclusão digital e afasta classe C dos Smartphones
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG3Fk-lpbxlZLuSIBUfKzR2snFyXlaYeFSEA4dR9oag_JtM_2y7Og92Hm70SyrRZLBYOt4XEzb86Q0Ysx0PpEDGI-mVqiLcQr1MnBEUtONMyjjEpgh6mk3ykTJ7mhr7PBam7i-sCoL6NJp/s640/Lei-do-bem-smarphones-sintese+news.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG3Fk-lpbxlZLuSIBUfKzR2snFyXlaYeFSEA4dR9oag_JtM_2y7Og92Hm70SyrRZLBYOt4XEzb86Q0Ysx0PpEDGI-mVqiLcQr1MnBEUtONMyjjEpgh6mk3ykTJ7mhr7PBam7i-sCoL6NJp/s72-c/Lei-do-bem-smarphones-sintese+news.jpg
SINTESE NEWS
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/dilma-elimina-o-programa-de-inclusao.html
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/
http://sintesenews.blogspot.com/2015/09/dilma-elimina-o-programa-de-inclusao.html
true
6712399305739774324
UTF-8
Nada encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar Deletar By Home PÁGINAS POSTS Ver tudo ARTIGOS RECOMENDADOS MARCADOR ARQUIVO PESUISE Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago