Os pesadelos para o governo Dilma podem estar apenas começando. Esta semana, a abertura de um procedimento investigatório criminal....
Os pesadelos para o governo Dilma podem estar apenas começando. Esta semana, a abertura de um procedimento investigatório criminal.pela Procuradoria da República no Distrito Federal colocou o ex-presidente Lula em maus lençóis.. A partir de agora, Lula poderá sofrer medidas legais que contemplam ações como busca e apreensão de bens, bloqueio de contas, apreensão de passaportes e quebra de sigilo telefônico e fiscal. Dependendo do que for comprovado, o ex-presidente pode ser preso.
Há poucos dias, O Eurasia Group, consultoria de riscos políticos com sede em Washington, avaliava em relatório que "Com investigações da Lava Jato se aproximando do ex-presidente, cresce o risco de um racha maior entre Lula e Dilma de forma a isolar a presidente e deixar o ambiente político 'altamente carregado',
Em seu último relatório, o Eurasia Group cortou de neutra para negativa sua perspectiva política do Brasil no curto prazo, elevando de 20% para 30% a chance da presidente Dilma Rousseff (PT) não concluir seu mandato.
Segundo analistas, a implicação de Lula poderá gerar um maior racha entre o PT e o governo. O ex-presidente tem demonstrado que não está disposto a ser preso e ameaça veladamente o governo Dilma ao propor rachar o partido e se aproximar de movimentos radicais.
Encurralada, a presidente terá que optar entre ficar ao lado de Lula, mesmo preso, ou abraçar uma agenda anti-corrupção na tentativa de minimizar os danos e concluir seu mandato aos trancos e barrancos. Neste cenário, petistas radicais nas ruas defendendo a liberdade de Lula poderia causar sérios transtornos à Dilma.
Ao que tudo indica, os problemas de Dilma com o racha no PMDB, a CPI do BNDES e as pedaladas fiscais são fichinha perto do apocalipse do governo com a prisão de Lula.
@muylaerte