"O governo mente ao dizer que combate a corrupção" . Esta foi a sentença do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)...
"O governo mente ao dizer que combate a corrupção".
Esta foi a sentença do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa sobre o marketing de Dilma, Lula e outros integrantes do PT sobre a onda avassaladora de corrupção que varreu os cofres públicos nos últimos anos.
Sobre o combate à corrupção, Barbosa assegurou, durante palestra em Florianópolis, que quem cumpre este papel são a Polícia Federal, a Justiça e o Ministério Público Federal.
- "Quem está combatendo é o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Justiça. Eles não têm nada a ver com isso. Nunca se combateu tanto a corrupção, mentira" - assegurou Barbosa.
- "Eles alegam:nós não inventamos a corrupção, sempre houve corrupção na vida brasileira, ou seja, é como se tivesse chegado a vez deles" - observou. A plateia riu e aplaudiu Barbosa.
O ex-presidente do STF ainda foi bastante enfático ao destacar a simpatia do PT com as empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato ao questionar a redução, por decreto, do percentual da multa de 20% para 5% sobre o faturamento das empresas envolvidas nesse tipo de crime.
- "As penas são 0,1% a 20% sobre o faturamento. Mas, nas últimas semanas, ocorreram fatos que colocam em xeque, ao meu ver, essa vontade, esse comprometimento do Estado brasileiro em combater verdadeiramente a prática de corrupção. O governo federal, ao regulamentar a lei, baixou um decreto, certamente influenciado pelos fatos que nos assolam a todos os brasileiros há meses, limitando essa punição a apenas 5% do faturamento, o que demonstra, a meu ver, má vontade" - alertou.
Esta informação é no mínimo preocupante, pois pelo decreto de Dilma “só pode haver multa de até 5% do faturamento da empresa processada. Antes era 20%”.
As declarações de Barbosa não devem ter agradado o ex- ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, autor de "O Governo Lula e o Combate à Corrupção". Hage afirma que "o que o governo Lula fez foi retirar a tampa do esgoto".
Está explicado porque tantos ratos infestaram Brasília desde 2003.
@muylaerte